6.png

BLOG FATOR V

EXPERIÊNCIAS SUSTENTÁVEIS E DE BEM-VIVER

TECIDO DE GARRAFA PET - Vida BR





Eu sempre faço questão de ressaltar essa pequena historinha: eu não tinha sequer mil seguidores no instagram (ainda que já fosse bem conhecida na área ambiental) quando o Rafael Studart, fundador da VIDA BR, já apoiava meu trabalho. Foi meu primeiro parceiro e até hoje seguimos nessa parceria.



Para quem por acaso ainda não conhece, a VIDA BR é uma marca de camisas (e outros produtos), confeccionados com tecidos oriundos da reciclagem de garrafas PET e que além disso, ainda tem efeito especial na luz.


A marca foi fundada com um propósito social muito forte: ajudar com doação de água e alimentos algumas famílias vítimas das Secas no Ceará, veja:


Em 2012, a pior seca dos últimos 50 anos assolava a vida dos moradores de Milhã, no sertão cearense, a 301 quilômetros da capital Fortaleza. Diante dessa dura realidade e com poucas perspectivas, os moradores da cidade receberam uma ajuda emergencial: três toneladas de alimentos e 16 mil litros de água – tudo isso fruto de uma campanha realizada no Facebook.
A iniciativa de ajudar os moradores da pequena cidade foi do publicitário Rafael Studart, que criou camisetas temáticas que chamavam a atenção para o problema. Assim começava a campanha Vida na Seca.
A campanha começou com a ajuda de amigos e parentes e teve uma proporção a nível nacional após publicação na página Nação Nordestina, apadrinhado pelo palestrante e Bráulio Bessa e Lucinha Lins.
O sucesso da campanha Vida na Seca fez com que Rafael largasse o emprego estável em uma agência e transformasse essa ideia numa marca. Com investimento do próprio bolso, nascia assim a marca Vida BR, que une sustentabilidade e causas sociais, com o objetivo de vestir o corpo e a alma das pessoas.
Ao longo de dois anos ele desenvolveu uma nova linha de camisetas, feitas de algodão orgânico e garrafas pet, cujas cores do desenho aparecem com a luz do sol. Essa é uma tecnologia inspirada na fotossíntese, que, inclusive, inspirou o nome da coleção. Rafael faz questão de destacar: “o sol é um elemento muito forte na marca, pois a ideia da campanha foi inspirada no sertão".

Atualmente a VIDA BR vem ganhando cada vez mais projeção nacional e diversificando seus produtos: camisas, bonés, ecobags e até suportes para álcool em gel.


Sobre esse último item vale ressaltar que a marca continua com sua forte pegada social, uma vez que tem forte parceria com o Projeto Resgate na fabricação dos suportes e também na fabricação das etiquetas das camisas que são de papel semente.


Para isso a VIDABR investiu, educou e capacitou o Projeto Resgate, projeto que trabalha na recuperação de dependentes químicos, para reciclar o papel e transformar em papel semente. A venda deste papel está financiando o tratamento de alguns dependentes químicos e ajudando a pagar a conta de água e luz. Temos papel semente de manjericão, rúcula, salsinha, etc. Também utilizamos este papel como TAG nas camisetas. (

Vida BR sempre comigo



Por fim, quero ressaltar o conforto e a criatividade das camisas da VIDA BR, cujas mensagens sempre tem a ver com uma vida mais saudável e sustentável e, por essa razão, estão comigo na meditação, na hora de dormir e até na hora de colocar a mão na massa em campanhas de limpeza de praia.


Faço questão de continuar sempre divulgando e ressaltando esse meu grande parceiro!


Em tempo: a reciclagem de garrafas pets faz parte da Economia Circular de ciclo técnico, ou seja, recuperação de materiais já existentes e que ao se tornarem um novo produto, amplia-se o tempo de vida útil do referido material.


Sabemos que o ideal seria "não existirem garrafas pets" mas já que existem, que cada vez mais iniciativas como esta surjam para minimizar nossos impactos.



Sigam-nos os bons:


VIDA BR - @vidabr Projeto Resgate - @ctprojetoresgate

Papel Semente Ecoviver - @ecoviver



#tecidopet #sustentabilidade #vidabr #proposito #greenfluencer #blog #influencer #fatorv


Siga: @fatorv.oficial | @magdamaya_ | @ivosousa_sax |



Magda Helena Maya

Escritora | Greenfluencer

Dra. em Desenvolvimento e Meio Ambiente