6.png

BLOG FATOR V

EXPERIÊNCIAS SUSTENTÁVEIS E DE BEM-VIVER

Curso de Culinária Vegana



Recentemente fiquei sabendo que as buscas no google pelo termo "veganismo" cresceu mais de 300% em 3 anos, indicando que esse é um movimento sem volta! (Que bom!)


Contudo, infelizmente ainda parece bastante desafiador aderir ao veganismo num mundo onde tudo foi criado a partir da exploração da natureza e do sofrimento dos animais. Num mundo onde ninguém mais lembra que um "pedaço de carne" numa bandeja de supermercado é um pedaço de uma criatura que merecia viver.


Os motivos para se tornar vegano podem variar desde uma consciência ecológica mais ampla, passando pela negação ao sofrimento animal e em alguns casos até o simples autoamor e autocuidado mesmo. Mas é importante entender que não se deve tentar impor seus conceitos e ideais às outras pessoas, lembrando que se trata de uma escolha PESSOAL.


No meu caso, iniciei minha transição há um ano e nesse meio tempo descobri algumas opções para tornar esse caminho mais suave, já que se trata de uma mudança total no estilo de vida.


O primeiro passo foi o FLEXITARIANISMO que é quando você inicia eliminando a carne vermelha mas ainda consome (ainda que de forma pouco frequente) a chamada carne branca (aves, peixes e frutos do mar);


O segundo passo foi o OVO-LACTO-VEGETARIANISMO, onde eliminei as carnes de modo geral, porém continuei consumindo pães, bolos, biscoitos que levam em sua composição ovo, leite, manteiga, etc.


O terceiro passo (onde estou agora) é o VEGETARIANISMO pois já consegui substituir os lacticínios por opções veganas (uma verdadeira libertação).


Para chegar aqui, resolvi fazer cursos de Culinária Vegana com a Chef Maitri que é a fundadora do Restaurante Mandir, cuja referência é sua comida absolutamente vegana e deliciosa.


Cursos realizados


A melhor forma de te falar sobre as experiências vividas no curso é mostrando as fotos pra te deixar com água na boca e quem sabe te motivar a fazer um curso ou simplesmente conhecer as maravilhas do Restaurante Mandir.


No Módulo 01 do curso são passadas noções iniciais especialmente sobre como temperar os alimentos de modo que mesmo veganos, sejam muito saborosos. Nesse módulo aprendi a fazer torta, quiche e até sobremesa.


Também fiz o Módulo 02 do curso onde foram ensinadas as técnicas e receitas de massas italianas veganas e sem glúten!


Costumo sempre dizer: achar que comida vegana é somente para veganos é pura limitação da sua mente e do seu paladar!

Para saber mais sobre os cursos siga o instagram do

Mandir e da Chef Maitri

(basta clicar nos respectivos nomes)


Veja também os vídeos amorosos que preparei sobre essa duas experiências!



#vegan #veggie #culinaria #vegetarianismo #veganismo #flexitarianismo #mandir #greenfluencer #blog #influencer



Siga: @fatorv.oficial | @magdamaya_ | @ivosousa_sax |


Magda Helena Maya

Escritora | Greenfluencer

Dra. em Desenvolvimento e Meio Ambiente