15 dicas para bem-viver

O Bem-Viver é uma filosofia de vida (ou cosmovisão), típica do alguns povos da América Latina - mais precisamente povos Andinos - que tem como base o respeito à vida em todas as suas manifestações.
Para estes povos a Terra é mais do que simplesmente o lugar onde se vive. Ela é sagrada e deve ser amplamente preservada e respeitada, bem diferente das culturas onde o que manda são as leis do mercado.
O pesquisador Paulo Suess (2010) aprofunda explicando que o termo Bem-Viver vem da expressão "Sumak Kawsay" que expressa um paradigma de origem quéchua (povos originais dos Andes). Contudo, não se trata de uma definição ou "tradução" simples uma vez que o significado do termo possui diversas dimensões e guardam bases de um pensamento não deturpado por colonizadores.
É, portanto, ao mesmo tempo uma cosmovisão pré-colonial/tradicional e uma forma de resistência na atualidade. Resistência especialmente aos abusos do capitalismo e da globalização.
Vale ressaltar que o Bem-Viver abrange um ideal de convivência harmoniosa entre cosmo, natureza e humanidade, possuindo um tom de materialidade manifestada por meio das boas relações entre os humanos e tudo que lhes cerca e um tom de espiritualidade, uma vez que o que se busca é a paz e o bem-estar.
Toda essa noção, se apresenta em contraposição ao modelo atual de desenvolvimento das sociedades pautadas nas ideias de consumo e descarte, e de que a natureza é apenas um "recurso natural". Porém, quando admitimos a completa falência do atual sistema e o despertar das pessoas para a insatisfação e infelicidade impostas pelo mercado capital, o Bem-Viver poderá deixar de ser uma "resistência" para se tornar a única via de saída possível.
Mas, como praticar o Bem-Viver no dia-a-dia?
Não há uma receita de bolo nesse caso, uma vez que cada indivíduo tem sua própria realidade e cultura, contudo, selecionei algumas das ações que venho praticando em minha própria vida e que podem valer a pena para você também:
01 - Avaliar se sua situação atual de vida é compatível com os anseios de seu espírito;
02 - Avaliar seus gastos e identificar o que você de fato precisa minimamente para não passar privações;
03 - Adotar uma lógica minimalista, evitando endividamentos de todo tipo (aprenda a só comprar o que realmente precisa e de preferência à vista);
04 - Buscar realizar diariamente uma meditação, uma leitura e/ou uma pausa total, sem necessidade de criação ou ação alguma;
05 - Buscar se conectar com a natureza, seja indo a uma praia ou parque, seja cultivando algumas plantas, seja criando algum animal de estimação;
06 - Realizar todos os dias atividades que lhe tragam sensação de alegria (também conhecido como sensação de estar vivo). A dança é sempre uma excelente possibilidade, uma vez que é lúdica e não envolve grandes esforços físicos;
07 - Buscar uma alimentação mais natural, eliminado pouco a pouco os alimentos processados e ultraprocessados;
08 - Tentar ajudar pelo menos uma pessoa por dia, seja com uma ação, seja com uma palavra;
09 - Realizar todos os autocuidados possíveis com seu corpo e mente: do skincare à terapia (todos nós precisamos de terapia para obter autoconhecimento).
10 - Reduzir drasticamente o número de horas conectado com telas, seja de celulares, seja televisão;
11 - Evitar fazer refeições no "piloto-automático" sem apreciar o sabor e a temperatura dos alimentos;
12 - Beber muita (mas muita) água diariamente;
13 - Evitar assistir conteúdos violentos de qualquer tipo;
14 - Dialogar sempre que possível (e com a máxima atenção) com idosos e crianças;
15 - Todas as manhãs, sorrir e agradecer por estar vivo e respirando.
Agora me fala aqui nos comentários, quantas dessas ações você já tem praticado?
Fica por aqui que muito conteúdo sobre este tema ainda virá.
Assista também o vídeo que fiz sobre o tema para as redes sociais e se possível, se inscreve no meu canal do youtube.
Fonte da citação: SUESS, Paulo. Elementos para a busca do Bem Viver (Sumak Kawsay) para todos e sempre. 2010.
Afetuosamente,
Magda Maya